Existem certos acontecimentos, imagens os histórias que conseguem unir a população portuguesa em torno do tema e fazernos agir para mudar as coisas. Temos o caso do euro 2008 que pela primeira vez fez as pessoas sentirem e explanarem por todas essa janelas e antenas de carros o orgulho de ser português. Uns largos anos atrás foi a situação em Timor Cemitério Santa Cruz) a qual despoletou revolta dos portugueses contra tal crueldade. Foram manifestações, vigílias e boicotes anti produtos indonésios. Sinto que falta algo a unir-nos e gostava que esta "blogada" fosse o mote para o início do movimento: "Cérebro em casa, não!"
Somos capaz de nos esquecer de levar o relógio, uma garrafa de água, o CD do pequeno Saul, que nos pediram emprestados quando saimos de casa e nem pensamos em voltar atrás. "Ahh!!! Levo amanhã, que se lixe!". Já com o telemóvel isso não acontece. Podemos estar a alguns quilómetros de distância de casa, quando damos conta e grande parte das pessoas volta atrás para ir buscar o tamagotchi de 12 teclas! Gostava que o mesmo acontecesse quando as pessoas se esquecem do cérebro.
Razões pelas quais devemos retornar ao nosso lar e fazer-nos acompanhar da nossa massa cinzenta:
- Dizem que dá jeito no trabalho - Útil na criatividade - Prático, para não termos fios de baba a escorrer pelo canto da boca - E.. vá... necessário para algumas tarefas do dia-a-dia.
Muitos poderão dizer " Epah, mas eu consigo passar bem o dia se deixar o cérebro em casa! Não me vai complicar em nada o dia!". Sim acredito que não, mas façam-no pela cidadania!
O que mais me preocupa nesta foto não é o facto de metade da faixa de rodagem estar cheia de carrinhos de compras. O mais alertante é que ali existiram pelo menos 7 iluminados que não se aperceberam estar literalmente a "passar o limite". Aquelas linhas a branco no chão, têm um significado e um objectivo, meus caros iluminados. Ou seja numa amostra de 10 milhões de pessoas, no nosso território, conseguimos encontrar 3 indivíduos com a doença da gripe das aves, em contrapartida numa amostragem de 3000 pessoas ( não acredito que aquele estabelecimento abranja mais habitantes) conseguimos "pescar" um mínimo de 7 iluminados. É a prova que o futuro não se mostra auspicioso para o nosso país....
Agora que nos aproximamos destas eleições não poderia deixar de referir o quão satisfeito me encontro com o estado dos partidos nacionais e mais particularmente com a campanha que estão a realizar. Simplesmente fenomenal!!! Temos partidos a falar do caso BPN, um tema claramente europeu, isto porque a sigla significa Banco Português de Negócios. Sigo as europeias nos outros países da união e farto-me vê-los a falar do mesmo tema, os italianos então não falam de outra coisa!!! Temos partidos a criticar o governo ( será o "governo europeu"?!) com assuntos como o sistema de avaliação dos professores ( da europa?!) portugueses, ou a crise que apenas se vive no nosso continente europeu. Como eu invejo aqueles americanos, por se encontrarem em prosperidade económica!!!! Malditos sejam!!! Mas o melhor que ouvi foi sobre esse grande tema que assola toda a união europeia e que se chama caso "Menina Alexandra", que foi retirada aos pais afectivos portugueses e entregue à mãe biológica que se encontra na Russia!!! Isto é tema para se falar numas eleições europeias?! Claro que sim! É o único tema que toca a europa de uma ponta à outra. Pelo menos geográficamente, em termos de importância para o desenvolvimento dos europeus, acho um tema melindroso demais para a minha pessoa e deixo isso para os mais entendidos. Ok, mas isto é o que me tem sido oferecido à hora de almoço e ao jantar. Durante estas duas refeições vou tendo uns snack de hora a hora que me fornecem mais informação sumarenta, como partidos a espicaçarem-se uns aos outros sobre matéria (europeia?!), portuguesa. Malditos sejam os média que nos alienam e tramam a política e os políticos, não deixando transparecer as ideias realmente importantes que são faladas dos comícios. Mas na grande oportunidade que os partidos têm para passar a sua mensagem sem qualquer "censura" dos média e que todas as televisões nacionais são obrigadas a passar ao mesmo dia e à mesma hora, chamada tempo de antena, o que fazem?! Voltam a falar da política nacional!!! Por vezes penso, "mas isto do parlamento europeu até que não é coisa de há um ano ou menos. Porque não falam do que fizeram enquanto lá estiveram?! Que ideias defenderam, que posição tomaram relativamente a certas votações, porque o fizeram, O que fariam se estivessem no parlamento europeu?!" Nahhhhh!!! Isso não é importante para me decidir sobre quem votar nas eleições, (autárquicas?!, legislativas?!) , europeias! Ahhh e tal a abstenção das europeias é grande. HHuuuummmmm, hhhuuuummmmm, eerrrrr porque será?! Agora que penso bem, é mesmo incompreensível...
Já agora não posso deixao aqui um tempinho de antena ( tal como se de um tesourinho deprimente, se tratasse )do grande PPM Partido Popular Monárquico. Para mim é uma coisa gira. Aconselho a visita ao site do partido onde podemos ler a seguinte frase " O Rei é de todos e para todos, esta a substancial diferença com a república; onde o seu Chefe de Estado, não vindo da dinastia, é um delegado de força (s) política ou poder económico que o promoveu". O que é isto?! É a "Mensagem do Presidente "